A LATAM Airlines Group anunciou no dia 31 de janeiro de 2025  obteve um lucro líquido recorde de US$ 977 milhões no ano de 2024, um crescimento expressivo de 68% em relação ao ano anterior.

O faturamento total da companhia atingiu US$ 13 bilhões, com um aumento na capacidade operacional e o transporte de 82 milhões de passageiros ao longo do ano.

O CEO da LATAM, Roberto Alvo, celebrou os resultados, destacando a forte geração de caixa da empresa e a eficiência operacional. Mas, por trás dos números expressivos, está o esforço diário de milhares de aeroviários, que garantem o funcionamento e a segurança das operações aéreas.

E os Trabalhadores?

Apesar do crescimento bilionário da LATAM, os aeroviários ainda aguardam a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), fruto de negociação com o Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (SINDAMAZON), A previsão da empresa é de que o pagamento ocorra apenas em março de 2025, deixando os trabalhadores na expectativa de um reconhecimento financeiro justo por sua dedicação.

O SINDAMAZON segue atento e cobrando para que a PLR seja compatível com os resultados recordes da empresa, garantindo que os aeroviários sejam valorizados da forma que merecem, afinal sem o empenho diário desses profissionais, os números da LATAM não seriam os mesmos.

A luta pela valorização dos aeroviários continua.

O Sindicato reafirma seu compromisso de garantir que a PLR seja paga de forma justa e, que os trabalhadores tenham seus direitos respeitados.

O objetivo do documento é destacar o desempenho financeiro recorde da LATAM Airlines em 2024 e discutir o impacto desse sucesso nos trabalhadores aeroviários.

O documento enfatiza a importância dos trabalhadores aeroviários na operação da companhia aérea e a expectativa em torno da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que foi negociada com o Sindicato dos Aeroviários do Amazonas e está prevista para ser paga em março de 2025.

Fonte: Secretaria do Sindamazon